COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS
1. Vantagens da consultoria imobiliária em compra e venda de imóveis
2. Do que se trata a consultoria/assessoria em compra e venda de imóveis?
3. Regularização de imóveis
4. Análise dos vendedores e do imóvel
5. Confecção/Revisão de Contratos
6. Assessoria para no registro e em recolhimentos tributários
1. Vantagens da consultoria imobiliária em compra e venda de imóveis
Quem já passou pelo processo de compra e venda de um imóvel sabe das dificuldades
envolvidas. O procedimento é trabalhoso, burocrático e de difícil compreensão para o
leigo, o que denota a necessidade de investimento de estudo do caso, tempo e dinheiro.
Por conta das dificuldades, forçoso concluir que a contratação de um profissional
capacitado a prestar consultoria e/ou assessorar as partes ao longo de todo o
procedimento é medida que se apresenta como um excelente investimento.
2. Do que se trata a consultoria/assessoria em compra e venda de imóveis?
A consultoria/assessoria imobiliária na compra e venda de imóveis engloba diversas
etapas do procedimento, tais como análise de documentos, levantamento de certidões,
confecção de promessa de compra e venda, assessoria para assinatura e registro de
escritura, entre outros, permitindo, assim, que as partes envolvidas se preocupem
exclusivamente com os assuntos inerentes ao imóvel em si.
De maneira exemplificativa, falaremos a seguir a respeito de alguns dos principais
serviços acima citados.
3. Regularização de imóveis
O processo de compra e venda de imóveis somente se finaliza após o devido registro da
escritura realizada entre as partes.
Esta etapa do procedimento exige conhecimento e preparo por parte daquele que irá
conduzir o mesmo, além de ser dispendioso, trabalhoso e burocrático.
O conhecimento técnico de quem irá proceder à regularização é essencial para que o
procedimento seja célere e o menos dispendioso possível.
4. Análise dos vendedores e do imóvel
Eleito o imóvel que será objeto de compra e venda a ser realizada entre as partes, far-se-
á necessário pesquisar se o este e os vendedores estão aptos para o negócio.
Tal pesquisa implica no levantamento de uma série de certidões e documentos que
deverão ser analisados para que se ateste a validade do negócio.
Esta é uma etapa em que a participação de um profissional preparado é fundamental
para que a negociação ocorra sem possíveis vícios que possam colocar a compra e
venda em risco.
5. Confecção/Revisão de Contratos
A confecção ou revisão de contratos necessários para realização do negócio, tais como
Promessa de Compra e Venda, Escritura de Compra e Vendas, possíveis aditivos, etc., é
de suma importância.
Isto porque, a legislação civil exige forma escrita para validade de compra e venda de
imóveis, e será através dos documentos firmados entres as partes que buscaremos a
solução para quaisquer discordâncias havidas entre as partes, seja ela extrajudicial ou
judicial.
Neste sentido, torna-se imprescindível que um profissional confeccione ou revise os
contratos a serem firmados, vez que deverão estes externar a vontade das partes sem,
contudo, ferir a legislação específica que rege a matéria.
6. Assessoria para no registro e em recolhimentos tributários
Por fim, mas não menos importante, teremos ao final do procedimento da compra e
venda a necessidade de registro do negócio, etapa esta que, uma vez mais, apresentar-
se-á, infelizmente, trabalhosa, burocrática e dispendiosa.
Para tanto, não obstante poderem as partes resolverem pessoalmente esta etapa,
recomendamos uma vez mais a assessoria por profissional capacitado que irá atuar
intermediando todo o procedimento entre o cartório de registro do imóvel negociado e o
comprador, dando-se, assim, segurança e celeridade ao procedimento.